sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um dia no Consulado - a hora "H"

A hora "H": A Entrevista
No dia anterior dormi muito mal, estava agitado demais. Sabe quando você acorda e parece que tinha acabado de fechar os olhos para dormir? Então, foi mais ou menos assim. Madruguei!

Acordei eram 5h00, tinha que estar no Consulado umas 7h30 e minha entrevista estava agendada para ser 9h30. Fui para o ponto de e esperei por um ônibus que nunca havia andado para chegar ao Consulado. Até aí, sem maiores complicações!

Desci no ponto certo e cheguei cedo no consulado, umas 7h, e logo depois chegaram meus amigos, que vão passar esses 3 meses comigo em Wisconsin Dells. Alexandre (eu! rsrs), Fernando, Ana, Cristian e Ingrid, enfim todos junto na primeira das muitas filas nas quais esperaríamos naquele dia.

Ficamos umas duas ou três horas nessa fila só para entrar no Consulado. Entrando lá, pegamos uma senha e teríamos mais umas quatro filas para pegar: uma para uma tal de "pré-entrevista", uma outra para colherem nossas impressões digitais, outra para pagarmos uma "taxa de reciprocidade" (?!), no valor de US$ 40, e, por fim, mas não menos importante, a fila para a entrevista com o Cônsul que determinaria se eu realmente viajaria ou não para os EUA. Foram horas de agonia! (que drama... haha)

Bom, todos meus amigos já haviam passado pela entrevista e conseguido seus respectivos vistos. Fiquei por último, isso só para eu ficar com os nervos mais à flor da pele do que já estavam! E nada do meu número da senha aparecer na tela de chamada e a campainha de algum guichê apitar e piscar com minha senha, me chamando para o "vamos ver", para a hora "H". Eu estava feliz por meus amigos já terem conseguido, mas ainda na incerteza: "será que tudo vai correr bem comigo também?!"

Tudo correu bem! Fui entrevistado por uma senhora meio gordinha muito simpática! Estava com o coração a mil por hora, nervoso, mas quando ela começou a falar comigo, em inglês, fui dominado por uma calma imensa. Sabe por quê? A mulher tinha uma voz doce, simpática, uma voz de mãe, sabe?! Isso me deixou muito calmo. Acho que ela me fez umas quatro perguntas, conversamos calmamente, acredito que a entrevista não durou nem 1 minuto. E ela não pediu nenhum documento, nadinha! Ah, sabe que horas eram quando fui chamado para a entrevista? Acho que umas 14h, isso porque minha entrevista estava agendada para 9h30...

Agora era só comemorar, comemorar muito! Mas antes, tínhamos que pagar o SEDEX para que, depois de pronto o visto, eles nos enviassem o passaporte junto com outros papéis, coisas que ainda não peguei. O STB já disse que está tudo separadinho, como se fosse um "kit". Só alegria!

Uma foto interna do "Chicago O'Hare International Airport ", meu próximo destino!

Apenas um adendo
Antes de qualquer coisa quero agradecer meu amigo Fernando Pradella, que foi quem me convidou para participar do intercâmbio. Ele será um dos roomates que terá que me agüentar por 3 meses, ninguém mandou convidar, haha! Já o conheço de longa data, somos amigos já tem uns 10 anos. Como já fez esse intercâmbio ano passado, ele é uma espécie de guia, me dá conselhos e responde sempre com prontidão e paciência às perguntas que faço, por mais idiotas que elas sejam! Valeu, Fê! Obrigadão por tudo! (Não foi apenas um "oi", Fê, hehehe).

P.S.: Segunda parte... resolvi dividir esse post em dois. Ele inicialmente era único, mas tinha ficado muito grande xP (mesmo dividindo em dois vocês viram o tamanho que ficou... rsrs).

2 comentários:

Fernando disse...

hauahauhauahua, Xã... vc é mto elgal, cara! hauahua

estoo adorando o seu blog!


ë nóis em Dells mtooo em breve!

mgabi_pf disse...

ameeeeeeei essa fotooooooo!!!!!!! acho q eu vo junto!!!!!!!!!